A ETHOSBRASIL

Advogados criminalistas vem tentando desenvolver de forma pioneira atos de investigação defensiva com seus clientes no Brasil. Desde pessoas físicas acusadas dos mais variados crimes, passando do Tribunal do Júri até os crimes chamados de colarinho branco, ou pessoas vítimas de crimes diversos, como estelionato e outras fraudes, ou ainda empresas igualmente vitimadas, que buscam reparação moral ou patrimonial do seus algozes, ou mesmo o simples exercício da defesa. Para além dos desafios naturais do desempenho da advocacia criminal no Brasil: a advocacia vem sentindo dificuldades de outras ordens.

Em primeiro lugar, a complexidade das diligências investigatórias fez com que logo surgisse a necessidade de se desenvolver uma metodologia à altura da missão empreendida. A ideia do Inquérito Defensivo, ou melhor, Autos de Investigação Defensiva (AID), surgiu do estudo comparado com as práticas italianas as quais surgiram após o fim da Operação Mãos Limpas. Logo se percebeu que, adequando à realidade brasileira, aos moldes do que faz a Polícia (com o Inquéritos) e o MP (com os PIIC´s), o exemplo da advocacia italiana poderia e seria muito útil por aqui.

E os resultados vieram rápidos, a partir das primeiras utilizações em casos concretos. Passou-se uma credibilidade muito maior aos olhares externos de autoridades e terceiros, principalmente por que, com os registros detalhados de tudo que se fazia no exercício da função investigativa da advocacia, se garantia a cadeia de custódia e a integridade geral do procedimento.

Contudo, o grande esforço gasto com trabalhos manuais como elaboração de capa e outros documentos repetitivos, bem como o detalhamento padronizado de layout, diagramação e outras questões formais, fizeram com que houvesse um gasto desnecessário. Inclusive com contratação excessiva de pessoal para suprir essa demanda.

Foi daí que surgiu a ideia da Plataforma Ethos, trazendo a revolução 4.0 para a advocacia criminal brasileira pela porta da Investigação Defensiva.

Somos o país com o maior número de advogados do mundo, com mais processos, mais faculdade de direito. Atualmente temos 1 milhão e 100 mil profissionais atuando em um contexto de litigiosidade onde a moeda é a PROVA.

Hoje, com a revolução 4.0, o grande volume e a possibilidade de utilização de dados gera um novo desafio à advocacia.

Dado o alto grau de complexificação das demandas sancionatórias, seja na esfera do Direito Penal Econômico, do Direito Administrativo Sancionador, do Direito Concorrencial, Fiscal ou ainda das Regulações de mercado por agências e outros entes, houve bruscas mudanças do cenário sancionatório, em geral, e da persecução penal, no particular.

Nesse novo cenário, há a absorção de muitas áreas do conhecimento em uma única demanda, demandando da advocacia um diferenciado nível de aprofundamento técnico, muitas vezes envolvendo a necessidade de peritos e outros profissionais – comumente nas chamadas “perícias transdisciplinares”.

Assim, surge uma nova demanda de mercado, atendida por empresas de vários segmentos – no geral envolvendo tecnologias novas, formatando e oferecendo ferramentas de gerenciamento de elementos de informação e outros dados processuais e extraprocessuais.

A Plataforma EthosBrasil.org vem, portanto, para ser um hub nesse setor, com a centralização dos melhores profissionais e ferramentas relacionados às técnicas investigativas, àqueles que precisam se utilizar de tudo isso para executar com maestria suas demandas concretas.